Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Atrações Turísticas e Alimentação

1 - ATRAÇÕES TURÍTICAS

Aquário de São Paulo


Inaugurado em julho de 2006, o Aquário de São Paulo tornou-se o maior oceanário da América do Sul depois de sua reforma, passando de 2.000 m² para 8.000 m². Sua estrutura conta com mais de 1 milhão de litros de água salgada e com espécies exóticas e raras que farão qualquer visitante se impressionar.

Os passeios noturnos monitorados com uma lanterna especial pelo interior do aquário dão um ar de veracidade à visita, como se estivesse realmente no oceano em meio aos animais.

Oportunidade única aos visitantes de conhecer a diversidade dos ecossistemas marinhos do Brasil e do mundo.

Endereço:Rua Huet Bacelar, 407 Ipiranga - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2273-5500

Funcionamento: Todos os dias das 9h às 18h





Planetário Mundo Estelar

Muitos passam pelo bairro de Ipiranga e não sabem, mas aquele bairro abriga um grande e bonito planetário. O Mundo Estelar conta com uma enorme cúpula de 16 metros de diâmetro e 8 metros de altura que dá uma ótima noção do céu estrelado ao visitante. Além da sala do planetário, o lugar abriga uma sala com reprodução tridimensional do sistema solar que explana a conquista do espaço pelo homem.

fonte: http://www.encontraipiranga.com.br/ipiranga/planetario-no-ipiranga.shtml
Você também poderá assistir o movimento dos planetas, queda de asteróides, passagem dos cometas e estrelas cadentes. Enriquecido com, além de um ambiente estrelado magnífico, trilhas sonoras interessantes, o que é mais um ingrediente ao visitante. Educativo e na medida para um passeio em família.

Endereço: R. Huet Bacelar, 407, Ipiranga, São Paulo.

Telefone: 2273-5500
Funcionamento: Sábado e domingo, sessões às 15h00 e 17h00



Árvore das Lágrimas

A Árvore das Lágrimas é uma famosa e bem antiga figueira plantada no século XIX bem no que era o limite da cidade, onde eram feitas as despedidas de viajantes que saíam rumo ao litoral, assim como também era um ponto de recepção aos que retornavam a São Paulo.

O que se ouve também era que ali eram feitas as despedidas das famílias com seus parentes que partiam para expedições na Guerra do Paraguai. As famílias os acompanhavam somente até a Figueira, o que faz alusão ao seu nome e também o nome da rua onde está situada: ‘Estrada das Lágrimas’.


Para conhecer um pedaço da história de São Paulo, vale a pena dar uma passada na Estrada das Lágrimas e sentir-se de um pouco de volta ao século XIX.

Endereço: Altura dos números 515 e 535 da Estrada das Lágrimas.


Casa do Grito

A Casa do Grito, situada na Praça do Monumento em frente ao Museu do Ipiranga, é uma construção de pau-a-pique datada do século XIX e seu nome faz alusão à um quadro pintado por Pedro Américo entitulado 'Independência ou Morte', onde foi pintada uma casa semelhante à essa. Tornou-se um símbolo da época da Independência apesar de estudos a desvincularem do cenário da Proclamação.


fonte: www.trekearth.com/.../Sao_Paulo/photo765177.htm
 Na década de 80 foi restaurada para corrigir antigas intervenções e em 2007 passou novamente por uma nova fase de restauro e conservação sendo reinaugurada em 2008.


Impossível a quem visita o Parque da Independência não adentrar a Casa que retrata um século tão importante para a história do país, a entrada é totalmente gratuita com visita monitorada. Vale muito a pena conferir!

Endereço: Pça. do Monumento, s/nº - Ipiranga, São Paulo, SP

Telefone: 11 2273 4981

Funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 9 às 17h


Feirarte

A Feirarte do Ipiranga é uma tradicional feira de artesanato que ocorre desde 2003, onde cerca de 180 artistas expõem suas obras. A feira ainda conta com barracas de alimentação. Vale a pena conferir!

Endereço: Rua dos Patriotas, entre a Rua Bom Pastor e a Av. Nazaré, próximo ao Museu do Ipiranga.

Funcionamento: Todos os domingos das 10h às 17h30.


Palacete Rosa

fonte: http://wp.zap.com.br/imoveis//2009/10/ipiranga1.jpg
Linda mansão construída pela família Jafet, imigrantes árabes, no século XX. Muito rica, a família ergueu nada mais nada menos que 22 palacetes na Rua Bom Pastor, um para cada filho, onde hoje só restam 6 deles sem contar a casa rosada. Hoje ela pertence ao médium e psicólogo Luiz Antonio Gasparetto, que restaurou o imóvel em seus mínimos detalhes, inclusive chegando à cor rosa original, pois o palacete chegou à cor cinza quando ocupado por freiras.

É impossível passar em frente ao palacete e não se remeter ao inicio do século passado, imaginar sua arquitetura e as histórias que aquelas paredes teriam para contar. Vale a pena passar pela Rua Bom pastor e admirar uma das mais bonitas e elegantes construções do bairro do Ipiranga e da cidade de São Paulo, admirar e observar sua riqueza de detalhes. Fica a dica.







Museu Paulista (Museu do Ipiranga ou Museu da Independência)

fonte: http://www.viprentacar.com.br/images/image014.jpg
Umas das maiores, senão a maior das atrações do bairro do Ipiranga. A proposta original foi dada logo depois à proclamação, de erguer um monumento que fizesse alusão àquele momento no próprio local onde o fato foi consumado, às margens do Riacho do Ipiranga. Porém devido à alguns empecilhos, e após um concurso entre arquitetos para escolher a estrutura do local, foi inaugurado em 1890. Não só a estrutura do Museu, que foi inspirada no Palácio de Versailles, mas também os jardins que compõem o sua frente foram inspirados nos jardins do palácio o que dá um tom bastante refinado a esse pedaço da história do Brasil.

O museu conta com um enorme acervo de artefatos não só nacionais, mas de outras partes do mundo que foram utilizados no Brasil e particularmente em São Paulo de 1500 até 1950. Com mais de 125 mil itens, a casa guarda objetos indígenas, mobiliário, armaria, pinturas, ferramentas e outros instrumentos, muitos de uso pessoal. A construção abriga também duas bibliotecas e seções que tratam de documentação arquivística e laboratórios de conservação e restauro. O acervo se encontra tombado hoje pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Projetado de forma aos visitantes conhecerem desde as explorações dos bandeirantes para o interior do país (representada por pequenos reservatórios de água na escadaria de entrada), passando pela descrição da cidade de São Paulo séculos depois, até chegar a detalhes da vida de Dom Pedro e sua família.

É parada obrigatória a todos que vem a São Paulo e principalmente a quem vem ao bairro do Ipiranga conhecer esse imenso monumento que abriga de forma tão dedicada e pontual grandes momentos da história do Brasil.

Endereço: Parque da Independência, s/n – Ipiranga, São Paulo – SP

Telefone: (011) 2065-8000

 E-mail: mp@edu.usp.br

 Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00


Monumento da Independência

fonte: www.independenciaoumorte.com.br/node/1868
Projetado pelo italiano Ettore Ximenes e inaugurado em 7 de setembro de 1922, o monumento inicialmente contava apenas com alguns painéis que faziam alusão à episódios ligados ao processo da independência. Em 1952 foi acesa a Pira do Altar da Pátria e construída em seu interior a Capela Imperial, que segundo informações contêm os restos mortais de Dom Pedro I e da Imperatriz Leopoldina. Em 2000 foram construídos novos acessos, sanitários, áreas de apoio e escada monumental. O monumento é aberto à visitação pública.
Endereço: Parque da Independência. Avenida Nazaré, s/nº, Ipiranga.

Funcionamento: De segunda a domingo, das 17h às 20h.




Museu de Zoologia

fonte: http://blog.imaginartedesign.com.br/2009/08/03/passeio-museu-de-zoologia/

Inicialmente acoplado ao Museu Paulista, o Museu de Zoologia ganhou um prédio próprio na década de 40, e hoje conta com mais de 100.000 volumes entre livros, teses e dissertações, periódicos e revistas especializadas, mapas e cartas geográficas, bem como outros tipos de materiais, incluindo os novos meios eletrônicos de armazenamento de informações, é a mais completa, atualizada e importante biblioteca em sua especialidade no Brasil. Além de abrigar uma série de animais empalhados, réplicas de ossadas pré-históricas e muita informação didática. Ambiente essencial para muitos alunos da área de biologias que freqüentam diariamente o museu para complementar suas pesquisas e estudos.

Em uma parceria com o Museu Paulista, o local oferece ingresso duplo, ou seja, quem visitar o primeiro ganha grátis um ingresso para conhecer as dependências e as diversas espécies que preenchem os corredores do Museu de Zoologia.
Ótima oportunidade para o visitante conhecer as diversas espécies que habitam os mais diversos biomas do Brasil, gratuitamente.

Endereço: Avenida Nazaré, 481 - Bairro do Ipiranga (esquina com Rua Padre Marchetti)

Funcionamento: De terça-feira a domingo - Das 10:00 às 17:00 horas


SESC Ipiranga

R. Bom Pastor, 822
Ipiranga
São Paulo - SP
cep 04203-000











2 - ATRATIVOS TOMBADOS:
  
Instituto Padre Chico – Companhia das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo


R. Moreira de Godoy, 456/572. (Desde 1.928, quando o próprio padre Chico recebeu as terras do Conde, fez-se ali uma casa de auxílio a pessoas cegas. A construção do começo do século tem iluminadas galerias a que os arquitetos chama de arco pleno, que cercam um pátio interno bastante arborizado.)


Internato Nossa Senhora Auxiliadora – Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração

R. Dom Luís de Lasagna, 300 e Av. Nazaré, 810 (outro projeto de Ramos de Azevedo, de 1.896. Queixos despencam diante do imponente portão de ferro ornamentado do final do século 19. Mais glamour visual: linhas neoclássicas, jardim de rosas, canteiros geométricos versalheses).


Antigo Noviciado Nossa Senhora das Graças Irmãs Salesianas

R. Dr. Clóvis Bueno de Azevedo, 130 e R. Dom Luis de Lasanha, 176 (o tempo para diante dessa construção de 1.924 do padre salesiano e engenheiro Domingos Despiano. No tombamento, a referencia é ao piso de ladrilho hidráulico original, que forma um mosaico multicor e aos vitrais nas alamedas internas).


Antigo Grupo Escolar São José

Avenida Nazaré, 900 com R. Moreira de Godói, 226 (originalmente, o projeto de Ramos de Azevedo de 1.891 não incluía grades. A construção de alvenaria de tijolos pintados de amarelo permitia que as crianças corressem para a rua depois das aulas).



 Instituto Cristóvão Colombo – Congressão Missionários São Carlos

R.Dr. Mario Vicente, 1108 (não espere se deparar com uma construção diante do número dessa rua. Passe o portal e siga sem medo pela viela de pedra. Pequenas travessinhas, repletas de casotas geminadas surgirão no caminho. No centro, está o Instituto Cristóvão Colombo, que em 1.995 iniciou atividade como orfanato. A fachada é composta por uma Igreja de linhas marcantes que mesclam os estilos neoclássico e art déco. Na década de 60, ela ganhou um anexo em linhas retas e azulejos coloridos).


Seminário João XXIII – Congregação dos Missionários de São Carlos

R. Dr. Mario Vicente, 1108 (onde está a ordem dos Padres Carlistas. O tombamento nessa região faz menção às arvores do bosque em frente à construção. Ou seja, a imensa mangueira centenária está livre da especulação imobiliária).


Clínica Infantil do Ipiranga – Ordem dos Ministros dos Enfermos Camilianos

Av.Nazaré, 1361 (agraciado por uma das doações do conde, o pediatra Augusto Gomes de Mattos (1899/1978) transformou a clínica em referencia para o tratamento pediátrico na década de 40. Quem passar pela construção de 1.931, deve observar outras jóias os vitrais do russo Conrado Sorgenicht Filho, o mesmo responsável pelos do Teatro Municipal, e os azulejos de Antonio Paim Vieira, que fez os azulejos azuis da Nossa Senhora do Brasil).


Seminário Central do Ipiranga – Universidade Católica – Arquivo Metropolitano Arquidiocesana

Av.Nazaré, 1361 (dos arquivos do Conde consta que a construção de 1.943 é de Alexandre Albuquerque, que trabalhou no escritório de Ramos de Azevedo e foi responsável pela reurbanização da região de .Santa Ifigênia. São suntuosos os arcos e a rosácea na entrada da Igreja da Paróquia da Imaculada Conceição em estilo neoclássico. Como antes do período republicano a Igreja fazia a função de cartório, ali está grande parte dos registros civis da época).


Antigo Juvenato Santíssimo Sacramento

R. Dom Luís Lasanha, 400 com Av.Nazaré, s/n° (ladeado por árvores, entre elas uma araucária, o edifício eclético de Ramos de Azevedo de 1.929, é hoje ocupado pela Unesp. A capela alinhada ao lote tem arcos ogivais dignos de aula de arquitetura. O desenho é característico das abóbadas góticas.).


Colégio São Francisco Xavier

Rua Moreira e Costa, 531 (o colégio foi construído em 1.925 e recebia imigrantes japoneses. Destaque para platibandas simples, mureta que tem função de esconder o telhado, entremeado por pináculos (pontos mais altos)).


Instituto Maria Imaculada

Av. Nazaré, 711 (construção assimétrica da década de 30. A igreja abriga um painel de cerâmica com a pintura da imagem de Maria Imaculada, que vale ser conhecido. Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) tombou em 2005.)

 
Palacete dos Cedros (fonte: http://aindependenciadogrito.blogspot.com/2009_06_01_archive.html)
Memorial Santa Paulina

Organizado na década de 80, o Memorial Santa Paulina era inicialmente um museu. Para comemorar o Centenário da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição fundado pela mesma, foram recolhidos diversos objetos que mostram um pouco do cotidiano e dos costumes de Santa Paulina.

O memorial em si foi inaugurado em 2005 em homenagem aos 140 anos de seu nascimento, e mostra grande parte de sua história de vida, suas benfeitorias e missões durante seus 77 anos. O local onde se situa o memorial foi um dos privilegiados por suas ações, onde passou seus últimos 24 anos de vida.


fonte: http://aindependenciadogrito.blogspot.com/2009_06_01_archive.html



O memorial é aberto aos visitantes, que poderão ter a experiência de visitar a Capela de Santa Paulina, onde estão seus restos mortais. Importante parada para conhecer uma personalidade muito importante para o Bairro do Ipiranga e também importante para o catolicismo.

Endereço: Avenida Nazaré, 470-Ipiranga, São Paulo, SP

Funcionamento: De terça feira a domingo, das 09 às 12 horas e das 14 às 17 h.



3 - OUTROS ATRATIVOS TURÍSTICOS: 


Museu de Mágica e Ilusionismo
Marco Quilométrico
Hospital Dom Antonio Alvarenga
Igreja São José do Ipiranga (1914)
Museu do Automóvel
Museu Vicente de Azevedo
Escola de Samba Imperador do Ipiranga




4 - ESTABELECIMENTOS (ALIMENTAÇÃO)

 Padaria Maria Louca


fonte: http://www.seurestaurante.com.br/sp/sao-paulo/ipiranga/padaria-maria-louca

A padaria oferece todas as refeições das formas mais variadas, incluindo pizzaria, confeitaria, padaria, lanchonete, happy hour e buffet. No cardápio pode-se encontrar os sanduíches mais pedidos que possuem nomes de cinemas famosos que marcarem o bairro do Ipiranga como Cine D. Pedro I e Cine Ipiranga Palácio.


Rua dos Patriotas, 874, Ipiranga,
Fone:  2219-7070.
Café da manhã, 6h/10h (sex. a dom. e feriados até 11h).


Magic Chicken Chopp e Restaurante


fonte: http://www.magicchicken.com.br/ipirangaimg.html
A Chopperia Restaurante Magic Chicken inaugurada em 1998, serve pratos variados de carnes, massas, saladas, peixes e seu famoso Magic Chicken, um frango empanado que continua sendo o prato mais pedido da casa há mais de dez anos.  Aberto todos os dias das 11:30 às 24:00.

Av. Nazaré, 320 Bairro do Ipiranga . 
Fone: 2215-0719



Sala Vip Pizza Bar

fonte: www.baladacerta.com.br/baladas.asp?idCasa=2158


Desde 1992, o ano de inauguração da pizzaria Sala Vip, o restaurante/bar tournou-se um ponto de encontro para os moradores do bairro do Ipiranga. Com seu enorme sucesso abriu filiais nos anos seguintes em diversos bairros de São Paulo, também nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e Guarujá, hoje somam doze unidades.
O cardápio oferece entradas diversas, pizzas, sobremesas, vinhos e chopps. Recentemente a Sala Vip organizou um buffet que pode ser contratado para pequenas festas até grandes eventos.
Curiosidades: A pizzaria Sala Vip Pizza Bar se oferece para recolher pilhas e baterias em qualquer uma de suas unidades e as encaminham para recilcagem.



Endereço: Rua Cisplatina, 195 - Ipiranga - São Paulo - SP
E-mail:
salavip@uol.com.br
Telefone: (11) 2914-8181
Site Oficial: http://www.salavippizzaria.com.br
Horario de funcionamento
De terça a domingo
Salão: das 18h até o ultimo cliente
Delivery: das 18h até o último cliente
 fonte:  http://www.salavippizzaria.com.br

Um comentário:

  1. I like this post,And I guess that they having fun to read this post,they shall take a good site to make a information,thanks for sharing it to me. Desentupidora Em Santo André

    ResponderExcluir