Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Passeio sugestivo

Um domingo no Ipiranga
(por Ângelo Távora)
                                                      
Por que fazer turismo no Ipiranga?

De que maneira um bairro tradicional, que praticamente faz parte do dia a dia dos paulistanos, nem que seja nas aulas de História, pode se apresentar sob outra perspectiva, com alto potencial turístico?

Para responder a essas perguntas elaboramos algumas sugestões para passar um belo dia de domingo no bairro do Ipiranga, como ótima alternativa de Turismo para aqueles que vêm de fora da cidade de São Paulo, ou mesmo de lazer para os paulistanos que, muitas vezes, podem não conhecer o potencial de um bairro localizado próximo ao centro da cidade.

Para iniciar a manhã, a sugestão é tomar um bom café na Padaria Maria Louca, um espaço gastronômico que oferece de tudo, com um belíssimo e completo buffet de antepastos, além de sanduíches especiais, catarinas, folhados, semi-folhados, pães e um delicioso bolo de tapioca, que não se pode deixar de comer.

Após um belo café-da-manhã, nada melhor do que dar uma caminhada no Parque da Independência, que conta com um dos mais belos jardins de São Paulo, inspirado no jardim do Palácio de Versailles, na gloriosa Paris. Além disso, existe lá um parquinho para as crianças, pista para bicicleta, skate e detrás do parque, um viveiro natural de aves e sagüis, com grande riqueza vegetal em plena São Paulo.

Durante a caminhada no parque, são obrigatórias as paradas no Monumento à Independência, onde está sepultado o corpo de D. Pedro I, a Casa do Grito, feita de pau-a-pique clássico e principalmente o Museu do Ipiranga, um belíssimo palácio que conta por completo a história da nossa Independência por meio de obras e objetos coloniais. Com isso, além de aproveitar a natureza, pode-se elaborar um excelente roteiro cultural e histórico sobre a nossa Independência.

Após essa agradável manhã, uma excelente sugestão para o almoço é o restaurante Magic Chicken, que conta com um dos melhores frangos fritos da cidade, o qual leva o nome da casa, além de um chopp tipicamente paulistano que está sempre na temperatura certa, com música ao vivo nos fins de semana. Com isso, pode-se passar tranquilamente umas duas horas no local, somente colocando o papo em dia ou curtindo a família.

Para a tarde, a dica é o Museu de Zoologia da USP, que com certeza será muito atrativo pelos seus animais empalhados, ou grandes ossadas de répteis pré-históricos, e o Aquário de São Paulo, que possui uma grande diversidade de espécies marítimas e lacustres.

Antes do jantar, a dica é assistir a uma peça de Teatro, exposição de arte ou até um concerto no SESC Ipiranga, onde em qualquer horário se encontra uma gama de atividades culturais para fazer ou simplesmente observar.

Para o jantar, uma das melhores pizzarias da cidade é a Sala Vip, um ambiente belíssimo, sofisticado e muito aconchegante, para ver e ser visto. Em seu cardápio, diversos sabores da típica pizza paulistana, desde as tradicionais até as mais exóticas, além de ótimas entradas, antepastos e sobremesas.

Com um roteiro assim, acreditamos que o domingo será muito bem aproveitado, impressionando os turistas que vêm a São Paulo, ou renovando as energias do paulistano que irá iniciar a sua semana de trabalho na segunda-feira, graças a todo o potencial de lazer e turismo do bairro do Ipiranga, que é sempre uma excelente opção da cidade de São Paulo.

Veja o tour no Google Maps:


Visualizar Tour no Ipiranga em um mapa maior


Nenhum comentário:

Postar um comentário