Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Turismo no Ipiranga



Projeto Turismo Receptivo no bairro de Ipiranga
(adaptado por Aline Barros)

O plano de recuperar a história de Ipiranga e transformar o que há de seu melhor em pontos e atividades turísticas, como a história, cultura e economia é um projeto da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Ipiranga, da Subprefeitura do Ipiranga, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e do Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional Capital Leste.

Primeiramente foi feito um levantamento de todas as atrações da região, contando com restaurantes, casarões e museus, depois os proprietários das atrações citadas foram
convidados a fazer parte do projeto.

Assim, vários profissionais de consultoria fizeram uma vistoria nos estabelecimentos que fariam parte do projeto evidenciando as principais falhas que impediriam o projeto de caminhar e profissionalizar o turismo na região. Sabendo disso serão feitos planos de capacitação para que os estabelecimentos tenham plenas condições de atender a demanda turística que se espera no bairro. “É hora de transformar os potenciais turísticos em atrativos turísticos”, comenta Andréia Bertolasi, analista do Sebrae-SP e uma das gestoras do projeto.

Serão desenvolvidas ações com aulas de inglês e espanhol, capacitação gerencial e operacional, entre outros treinamentos. “Até meados de 2011, nossa ideia é estabelecer três roteiros turísticos no bairro: o Roteiro Histórico Cultural, o Roteiro de Diversão e Arte e um Roteiro Religioso”, descreve Diego Mendes, consultor de turismo do Sebrae-SP.

 
  

Museu Paulista - principal atrativo turístico do Ipiranga (por Gabriel Sousa)

(fonte: http://www.independenciaoumorte.com.br/ acessado em 9/11/2010)




Como anda o Projeto de Turismo Receptivo?
(por Gabriel Sousa)


 

O projeto está a todo vapor! Há reuniões com empresários e moradores na Associação Comercial de São Paulo, localizada na rua Benjamin Jafet, 95.

Segundo João Bosco Cardoso, que trabalha com museologia e marketing em sistemas de internet, as reuniões têm em média 40 pessoas e o máximo de participantes foi de 70.

João atualmente é morador do Ipiranga, recebeu pelo Sebrae um diploma do projeto e participa de algumas reuniões do projeto. Faz uma divulgação voluntariamente e independente do bairro pessoalmente e pela internet e recém criou uma rede de relacionamentos sobre o tema, denominada Rede Social Museu Paulista. O objetivo inicial era o de reunir estudiosos de museologia que demonstravam interesse em ajudar a divulgar o Ipiranga como rota de turismo histórico. Mas recentemente, João também tem deixado participar da rede qualquer pessoa interessada no assunto. A rede conta hoje com aproximadamente 100 pessoas.

Rede Social Museu Paulista - desenvolvida por João Bosco Cardoso

O projeto de turismo receptivo do Sebrae visa criar rotas turísticas representadas em um catálogo temático: “Esse projeto já vem se arrastando há 10 anos. Começou pra valer em 2009. O Sebrae tem a ideia de fazer um catálogo com todo o circuito turístico. O orçamento anual para o planejamento e edição do catálogo gira em torno de R$ 600 mil”, afirma Cardoso.

Pela chegada do metrô, pela valorização do distrito e principalmente pela implementação da rota turística, o comércio e serviço local tendem a crescer cada vez mais

Um comentário:

  1. When i really success this present which you spot directly into this kind of motorboat. This kind of place may be some thing When i umbrage been hunting furthermore only a few time moreover your get will be member of this incomparable When i pierce safe-keeping. DESENTUPIDORA NO JARDINS

    ResponderExcluir